Semente na Terra

No último sábado, dia 12 de fevereiro, nossa família e amigos se reuniram para colocar a cruz no local onde foi sepultado o corpo de nossa querida mãe Doroti. Como lembrou nosso pai Egydio, Dorô sempre se preocupou em assumir sua cruz, nunca escolhendo os caminhos mais fáceis e sempre buscando ser coerente com sua fé. Foi um momento de oração e agradecimento a Deus pela sua vida, e por ter-nos deixado conviver com está pessoa tão amada e querida por todos nós.

A cruz foi construída pelos próprios filhos, entalhada em madeira e decorada com algumas das coisas que ela gostava ou que fizeram parte da sua vida. Assim, a cutia, uma das grandes plantadoras de castanha da floresta, as flores, a panela no fogo e o pé de cará estão lá representados. Também foi escrito, no verso da cruz, o trecho de uma música: “Põe a semente na terra, não será em vão! Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão”, que retrata bem sua passagem pelos povos indígenas e Comunidades Eclesiais de Base e, também, sua vida de agricultora no Amazonas. Para lembrança da família que ela formou, foram entalhados o símbolo Inca do matrimônio, composto pelo sol e pela lua, e mais cinco estrelas, que representam seus filhos, mas também a sua orientação para nós filhos e a luz de Cristo, que ela sempre buscou refletir através de suas ações.

No local, está crescendo um jardim que procura imitar o gosto dela, belo e alimentício. Cada pessoa pode plantar algo ali. Já vigoram diversas espécies de plantas ornamentais (algumas mudas preparadas por ela mesma), chicória e ariá. Dessa forma queremos que sua vida e seus ensinamentos permaneçam sempre e desejamos que a terra continue florescendo e frutificando.

Mayá Müller Schwade

Comentários

  1. Meus Queridos, Como é bom saber que minha irmãzinha é tão reverenciada pelos seus filhos, que a amaram tanto. Não existe maior ventura do que amar e ser amado.
    Beijos/Lu

    ResponderExcluir
  2. Querida família de Doroti e Egydio: que beleza de ritual q vcs fizeram em homenagem a ela, q foi essa pessoa tao rara e especial. Eu vi vcs pequenininhos e agora vejo q vcs cresceram e carregam belas e boas sementes dos pais maravilhosos de vcs, Bjs e carinho: Marise Fonseca

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Abelhas do Gênero Frieseomelitta

Festa do Cupuaçu e o Presidente Figueiredo

OS POVOS TEM O DIREITO DE SE DEFENDER DO COLONIALISMO