Memórias da querida Silvia Bonotto - Egydio Schwade

Faleceu ontem (17) em Porto Alegre/RS, Sílvia Bonotto

Silvia foi a 1ª pessoa que se inscreveu na Operação Anchieta-OPAN, a 1ª ONG indigenista. Criada em fevereiro de 1969, a OPAN, hoje Operação Amazônia Nativa, com sede em Cuiabá/MT. 

Silvia atuou durante mais de 30 anos com povos indígenas, optando sempre pelos que muito necessitavam de uma presença solidária. Em seu percurso, foram 4 os principais povos, com os quais conviveu e trabalhou: Kayabi e Apiaká, no Rio Tatuí ou rio dos Peixes/MT, Paresi, no Chapadão dos Parecis e Karajá, na Ilha do Bananal. Além desses atendeu e conviveu também em momentos de emergências com os Tapirapé, com os Irantxe, Nanbikuara, Rikbaktsa, Enauenê Nauê, Myky e Pakaa Novo. “Belas histórias e alegrias com todos estes povos!” Conclui, Silvia em um de seus escritos.

Nossa solidariedade e gratidão, a esta preciosa família Bonotto que com Sílvia e Zé, trouxe tanta alegria a tantos povos indígenas e a todos nós que tivemos a honra deste convívio caloroso por todo o país e em especial aí no Morro dos Alpes, em Porto Alegre.

Anexo segue uma foto do Correio do Povo de Porto Alegre. Lembrança da partida da 1ª turma da OPAN, rumo ao Mato Grosso e Rondônia. Sílvia é a 1ª à esquerda.

Recorte enviado por Silvia em 2019 para a CACUÍ

Abaixo foto dos participantes do segundo curso da OPAN, onde Silvia estava também presente.

Recorte enviado por Silvia em 2019 para a CACUÍ

Casa da Cultura do Urubuí, 18 de Julho de 2022,
Egydio Schwade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Abelhas do Gênero Frieseomelitta

Festa do Cupuaçu e o Presidente Figueiredo

OS POVOS TEM O DIREITO DE SE DEFENDER DO COLONIALISMO