A Cobrança Anunciada da Presidenta Dilma à Comissão da Verdade

Foto: Marcelo Camargo/ABr

A presidenta Dilma Rousseff está cobrando resultados mais concretos dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV). É o que disseram os jornais por estes dias. Na 6ª pp, (29.03), O Globo deu uma página sobre essa cobrança. A chefe do governo, que sancionou a lei de criação da CNV e indicou seus sete membros, quer uma mudança no rumo dos trabalhos, como investimento maior nos depoimentos públicos dos parentes das vítimas e ações que sensibilizem a opinião pública, segundo a imprensa.

Neste um ano de funcionamento da CNV (a se completar no mês que vem) - metade já do tempo de que ela dispõe -, o caso de maior repercussão tratado por ela foi o do desaparecimento (assassinato confirmado) do ex-deputado Rubens Paiva, ao qual a Comissão não trouxe grandes novidades. Tudo praticamente já tinha sido apurado pela imprensa e pela família.

O fato que agitou o caso Rubens Paiva, o surgimento de documentos provando que ele morreu no DOI-CODI-Rio e nomes de alguns dos assassinos, veio não da CNV, mas de provas apreendidas na casa de um coronel do Exército assassinado em Porto Alegre em novembro pp. e que foram passadas à comissão pela polícia civil gaúcha.

Centenas de depoimentos em sigilo
A Comissão, segundo balanço divulgado por seu coordenador, Paulo Sérgio Pinheiro, já ouviu mais de 250 pessoas, entre familiares de vítimas, torturados, ex-presos, torturadores, assassinos, etc. Quem são esses depoentes, na totalidade, ninguém sabe, porque a Comissão não divulgou. Aliás, ontem, uma das sete integrantes da Comissão, a psicanalista Maria Rita Kehl, anunciou em O Globo que o coronel Sebastião de Moura, o Major Curió, da Guerrilha do Araguaia e de várias outras peripécias no SNI, vai ser convocado a depor.

Há descoordenação nos trabalhos. Um dia após o coordenador, Paulo Sérgio Pinheiro, anunciar numa entrevista ao Estadão que a Comissão dali pra frente não divulgaria mais nada "porque divulgar não ajuda", outros membros do colegiado divulgaram uma nota oficial com duas revelações: a Comissão vai apurar os crimes da Operação Condor (a aliança entre ditaduras do continente) e criou um serviço de assistência psicológica às vítimas da ditadura e a seus familiares. A divulgação dos dois fatos é uma prova de que a posição do Paulo Sérgio Pinheiro é insustentável, nem os membros da comissão aceitam sigilo absoluto.

Nessa altura, metade já decorrida do tempo de funcionamento da CNV, talvez seja o caso de pensar em mudanças em sua composição, na substituição de dois de seus membros por abandono de cargo e razões de saúde. A Comissão, na prática, está funcionando com cinco membros porque o jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho praticamente nunca comparece às reuniões e o ministro Gilson Langaro Gipp esteve por três meses doente recentemente.

Dois fatos novos relacionados à Comissão
Neste fim de semana, dois fatos relevantes que envolvem a CNV vieram a público. O colunista Elio Gaspari, em sua coluna dominical em O Globo e na Folha, comenta que a presidenta não estaria contente com o trabalho da Comissão e escreveu: "Bastaria pedir aos comandantes militares que evitassem fornecer à comissão informações indecifráveis. Por exemplo: cadê os nomes dos oficiais que serviram regularmente nos DOIs?" Ou seja: Elio diz que os comandantes militares não informam os nomes dos oficiais que trabalharam nos DOIs.

Ora, o Elio tem toda razão. A CNV tem que ouvir os militares que eram responsáveis na época pela repressão e pelas operações militares, pelos órgãos de onde emanavam as ordens para sua realização e pelos órgãos da Inteligência militar. Como funcionam, em todo mundo, todas estas comissões e os tribunais penais. Ouvir em audiências e depoimentos públicos. Senão, não vamos a lugar nenhum.

Outro fato foi denunciado pelo jornalista Edilson Martins no artigo "Um mistério na selva", publicado em O Globo neste domingo: "A Comissão Nacional da Verdade tem, desde outubro último, um abacaxi graúdo para descascar. O Exército está sendo acusado de ter eliminado 2 mil índios da nação waimiri-atroari, no Amazonas". A CNV, diz Edilson, tem um relatório com documentos sobre esse extermínio, elaborado pela Comissão da Verdade do Amazonas, com relatos de militares, índios e funcionários da Fundação nacional do Índio (FUNAI).

Maria Rita Kehl (da CNV), indicada para apurar a questão, diz a Edilson e ele reproduz no artigo que "os indígenas não estavam resistindo no sentido político, já que não sabiam exatamente o que era uma ditadura. A resistência era no sentido de garantir suas terras". Os waimiri-atroari já enfrentavam, antes, grileiros de terras, castanheiros, PMs... E sobreviveram. "No enfrentamento com as tropas do Exército, durante a construção da BR-174 (Manaus-Boa vista), nos anos 70, eles perderam", diz Edilson Martins.

Originalmente publicado por Zé Dirceu
Em 01 de abril de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Abelhas do Gênero Frieseomelitta

Festa do Cupuaçu e o Presidente Figueiredo

OS POVOS TEM O DIREITO DE SE DEFENDER DO COLONIALISMO